A situação era a ideal: um homem e sua esposa viviam em harmonia num jardim esplêndido e maravilhoso criado por Deus para o prazer deles. Ambos usufruíam um perfeito relacionamento com Deus e entre si. Mas, quando Adão e Eva cederam à tentação, invadiram os limites estabelecidos por Deus e arremessaram a raça humana no pecado. Vergonha e culpa se infiltraram na vida deles e criaram uma barreira invisível entre eles e Deus. As consequências de sua desobediência e falta de controle permanecem conosco até aos dias de hoje.
Adão e Eva sabiam que foram contra o plano de Deus, um plano que tinha sido criado para o bem deles. As consequências do seu pecado se manifestaram imediatamente. Logo em seguida, ficaram com medo de Deus, que os amava tanto, e se esconderam da presença dele. Também se envergonharam da sua nudez e foram em busca de alguma coisa para se cobrirem. O relacionamento entre Adão e Eva começou a apresentar falhas e tensões. Faziam acusações. A culpa foi passada adiante. Nenhum dos dois queria assumir a responsabilidade. Ambos se recusaram a admitir que estavam errados. É desnecessário dizer que o relacionamento deles foi danificado. O pecado separou um do outro e de Deus.
Mas a história não acaba aqui. Adão e Eva ficaram juntos apesar da vergonha e culpa que sentiram. A vida deles foi manchada pelo pecado, e se manifestaram neles cicatrizes de feridas. Porém encararam a realidade que a vida devia prosseguir e, juntos, começaram a construir uma nova vida. Pelo amor, comprometimento e pela graça de Deus, perseveraram nas dificuldades da vida.
Pontos fortes e realizações
- Adão e Eva foram os pais de toda a raça humana.
- Estavam mutuamente comprometidos enquanto enfrentavam as dificuldades.
- A história deles nos fornece a primeira ilustração da graça de Deus.
Pontos fracos e falhas
- Foram desobedientes ao plano que Deus lhes havia revelado.
- Não queriam assumir a responsabilidade pelo seu pecado.
- Arranjaram desculpas em vez de admitir a verdade.
- As ações deles trouxeram o pecado ao mundo.
Lições para a nossa vida
- Um bom casamento requer amor e comprometimento mesmo em tempos difíceis.
- Relacionamentos que aceitam a graça e o perdão de Deus persistem nas dificuldades da vida.
- O prazer é solo fértil para a tentação; esteja alerta com as táticas de Satanás.
- Os erros dos pais, muitas vezes, são passados adiante aos descendentes.
Versículos principais
“Aí ele disse: ‘Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.’ Assim Deus ciou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.” (Gênesis 1.26-27)
A história de Adão e Eva se encontra nos primeiros capítulos de Gênesis. Adão e/ou Eva também são mencionados nos seguintes textos bíblicos: