Quantas vezes pais de dois filhos têm exclamado: “Nunca houve duas crianças tão diferentes como essas!” Adão e Eva poderiam muito bem ter sido os autores de comentário como esse. Aparentemente, Caim sentiu-se em competição frontal com Abel. Isso o levou a uma rivalidade nunca solucionada, resultando em tragédia maior.
Caim tornou-se camponês, e Abel, pastor. No entanto, foi a oferta deles, e não a ocupação, que revelou a verdadeira natureza do seu caráter. Abel fez as coisas de acordo com Deus, segundo ele requeria. Ele é caracterizado de “inocente” em Mateus 23.35; e Hebreus 11.4 diz que a oferta dele foi oferecida pela fé. Caim, por outro lado, fez as coisas do jeito dele. Judas sugere que o jeito ou o “caminho” de Caim era de rebelião (Judas 11). Caim levou uma oferta dos produtos do campo, enquanto Abel levou cortes gordos de carne dos seus melhores cordeiros.
O altar de Abel deve ter sido feio, agressivo à vista por causa das carcaças ensanguentadas e estendidas sobre o mesmo. Mas o sangue fazia parte do plano de Deus, segundo Hebreus 12.24. A oferta de Caim tinha o potencial de ser bonito. Imagine produtos frescos, colhidos no jardim naquela hora — frutas, vegetais, flores e cereais —, provavelmente arranjados com amor e arte. Talvez Caim quisesse ser aceito por Deus à base dos seus méritos. Quem sabe não quisesse ter um relacionamento com Deus à base de sacrifícios ensanguentados. Quando Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim, Caim ficou furioso. Mas Deus não rejeitou Caim por causa da sua raiva. Deus argumentou com ele até esse ponto. Deus ofereceu outra oportunidade a Caim para mudar sua mente e aceitar a graça divina, mas Caim se recusou. Com inveja de Abel, cuja oferta tinha sido aceita, e furioso porque Deus havia rejeitado a oferta dele, Caim matou seu irmão.
Caim tentou esconder o seu terrível pecado, mas Deus não se deixou enganar. Deus confrontou Caim com o crime e, consequentemente, o puniu por toda a vida com exílio. Caim passou o resto da vida como estrangeiro, perambulando em terras distantes da sua família. Mas Deus protegeu Caim, mesmo quando esteve em exílio; Deus colocou a sua marca sobre Caim para que não fosse morto.
Pontos fortes e realizações
- Abel foi obediente a Deus.
- Abel é o primeiro herói mencionado na lista de “heróis da fé” de Hebreus 11.
- Ambos os filhos desenvolveram habilidades e trabalharam arduamente nas ocupações escolhidas.
Pontos fracos e falhas
- Caim insistiu em fazer as coisas do jeito dele.
- Quando rejeitado, Caim reagiu com raiva.
- Caim permitiu que a raiva o levasse a cometer o primeiro homicídio.
Lições para a nossa vida
- A nossa justiça está baseada na nossa disposição de seguir o programa de Deus pela fé.
- Sentir raiva não nos separa de Deus, a não ser que expressemos a raiva de maneira destrutiva.
- Embora tentemos esconder os nossos pecados por algum tempo, a justiça de Deus prevalecerá.
Versículos principais
“Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala” (Hebreus 11.4).
O relato de Caim e Abel se encontra em Gênesis 4.
Ambos igualmente são mencionados em: