Gênesis

O Livro de Gênesis é um livro de começos. Ele nos lembra como o mundo começou e como Deus o criou para ser bom. Ele nos fala sobre as primeiras pessoas e como Deus as fez para que fossem o auge da criação. Mas também mostra o começo do pecado — a primeira vez que o ser humano decidiu rejeitar o programa que Deus havia traçado para ele. Registra a primeira vez que as pessoas sentiram vergonha e que tentaram se esconder, bem como a separação que começou a haver entre Deus, o ser humano e o mundo que ele nos deu.

Nesse livro podemos ver como pessoas com saúde perfeita, vivendo em um ambiente perfeito, se rebelaram contra Deus. E vemos a consequência dessa rebelião. Podemos vislumbrar alguns indivíduos dominados por ódio, embriaguez, cobiça, relacionamentos familiares não saudáveis, ambição, trapaça, irresponsabilidade, desonestidade, ciúme, violência e inúmeros outros problemas.

Mas o Livro de Gênesis não nos deixa no desespero. Ele nos mostra ainda outro começo, ao lembrar como Deus escolheu um homem chamado Abraão para ser o pai de uma nação especial. Por meio dessa nação viria a solução para a separação entre Deus e o ser humano, a solução para o mundo que Deus nos deu. Gênesis começa a história de como Deus começou sua obra de curar a humanidade caída — uma cura que seria expressa nas leis que ele daria ao seu povo e culminaria com a vinda de Jesus, o Messias prometido.

O Livro de Gênesis nos lembra onde todos os nossos problemas começaram. Ele mostra claramente as consequências fatais de se rejeitar o programa de Deus. Mas aqui também começa a história do maravilhoso amor de Deus pelo ser humano. Por meio desse livro descobriremos que o único caminho para a inteireza espiritual é seguir o programa de Deus.

Pontos Principais

Propósito: Contar sobre o começo das coisas, inclusive oportunidades e dificuldades humanas, e mostrar que as soluções de Deus são as únicas que funcionam.
Autor: Moisés.
Destinatários: O povo de Israel.
Data: Os caps. 1—11 tratam do passado o qual é impossível de ser datado; os acontecimentos dos caps. 12—50 podem ser datados entre os anos 2000 e 1800 a.C., aproximadamente. O livro, possivelmente, tenha sido escrito depois de 1445 a.C.
Contexto: Mesopotâmia, então Canaã, finalmente Egito.
Versículo principal: “Abrão creu em Deus, o SENHOR, e por isso o SENHOR o aceitou.” (15.6)
Acontecimentos principais: Criação, queda, dilúvio, torre de Babel.
Personagens principais: Abraão, Isaque, Jacó, José.