Muitas pessoas neste mundo vivem buscando riqueza, conforto e vida fácil. E desejam conseguir essas coisas tão rápido quanto possível! Para que isso aconteça, muitas vezes, sacrificam as coisas realmente importantes na vida. Esse fato aconteceu na vida de Ló, sobrinho de Abraão. Andando pelo caminho fácil em busca de riqueza e conforto, ele tomou decisões que acabaram destruindo tudo que ele havia conseguido na vida.

Ló sempre pensou em si em primeiro lugar. Ele demonstrou isso quando escolheu as pastagens boas dos vales, deixando Abraão com as terras montanhosas e pouco férteis. Usufruindo do conforto das cidades do vale e da prosperidade física que elas ofereciam, ficou cego para a herança que deixava para os seus descendentes. Quando os homens de Sodoma exigiram que Ló liberasse os seus hóspedes angélicos para tomarem parte das práticas sexuais deles, Ló ofereceu suas filhas em lugar dos anjos. O anseio de Ló de ser aceito pelos homens pecadores de sua pátria adotiva o levou a falhar no tratamento com respeito e proteção que suas filhas mereciam.

O resultado do egoísmo e da ambição de Ló foi a perda de sua fortuna e a ruína de sua família. Ele sacrificou sua família e tudo que havia conseguido através do trabalho aos deuses do conforto e da riqueza. Ele testemunhou a morte de sua esposa como consequência de sua desobediência a Deus, algo que ele havia modelado para ela. As filhas também seguiram o exemplo de Ló. Elas usaram os meios disponíveis mais rápidos e fáceis para superar seu estado de solidão e esterilidade: embriaguez, sedução e incesto.

Nossa sociedade dá grande valor à riqueza, ao conforto e ao sucesso, chamando todos nós a participar da pressa louca de obtê-los. Esse foco nos influencia tanto, que nos pode ser difícil darmo-nos conta de que ele é mau. Embora viver em busca de riqueza possa não parecer um pecado tão terrível assim, seus efeitos destrutivos sobre as pessoas em nosso mundo se alastraram. Temos de aprender a colocar Deus em primeiro lugar. Se colocarmos a riqueza em primeiro lugar, estamos nos expondo ao perigo de perder todas as coisas realmente importantes na vida: nossa família e nosso relacionamento com Deus.

Pontos fortes e realizações

  • Ló teve sucesso em gerar riqueza.
  • O apóstolo Pedro se refere a Ló como homem bom e justo.

Pontos fracos e falhas

  • Ló, muitas vezes, escolheu o modo de ação mais fácil, geralmente em detrimento daquilo que era correto.
  • Quando teve de tomar decisões, Ló pensava primeiramente em si.
  • As filhas de Ló usaram meios pecaminosos para suprir as necessidades delas em vez de buscar a providência de Deus.

Lições para a nossa vida

  • Se vivemos para o conforto e a riqueza, estes podem causar divisão entre nós e nossa família.
  • Necessitamos cuidar, em primeiro lugar, de nossas responsabilidades para com Deus e para com as pessoas, se desejamos ter sucesso na vida.
  • Faltas cometidas pelos pais, geralmente, levam os seus filhos a falhar também.
  • Quando damos importância maior à riqueza e ao conforto do que à obediência a Deus, o resultado é destrutivo.

Versículos principais

“Venha cá, vamos dar vinho a papai até que fique bêbado. Então nós nos deitaremos com ele e assim teremos filhos dele.” (Gênesis 19.32)

A história de Ló e sua família é contada em Gênesis 13 a 19. Ló também é mencionado em: