Pais muitas vezes se perguntam se podem ter influência positiva sobre seus filhos que vivem no mundo corrupto. Noé nos deixou um bom modelo do que um pai crente deve ser. Noé era o único homem direito que restava de uma geração corrupta de pessoas. Ele guiou a família pelo seu exemplo num mundo que considerava Noé homem careta. A sociedade zombava dele por causa da sua fé e obediência a Deus.

Os princípios da obediência a Deus, consistência e paciência foram ensinados aos filhos de Noé e às esposas deles. Quando o juízo veio sobre o mundo, Noé, sua esposa, seus filhos e as esposas dos filhos foram poupados. A Bíblia nos conta que, mais tarde, depois do dilúvio, Noé ficou bêbado do vinho de sua plantação. Dois dos seus filhos (Sem e Jafé) trataram da situação de maneira certa, enquanto que um dos filhos (Cam) não. A embriaguez de Noé e a posterior indiscrição de Cam resultaram em sofrimento na vida de alguns descendentes de Cam.

Ao olharmos para a vida de Noé, somos lembrados de que nossos filhos aprendem de nossos exemplos. Muitas vezes, eles recebem grandes bênçãos das coisas boas que fazemos, mas eles também sofrem por causa de nossas faltas. Como Noé, todos nós cometemos faltas. Mas essas faltas podem tornar-se insignificantes através de nosso arrependimento e obediência à Palavra de Deus. Lembremos que nossos filhos se tornam semelhantes aos adultos que vivem ao redor deles.

Pontos fortes e realizações

  • Noé foi o único seguidor de Deus que havia sobrado daquela geração.
  • Noé foi o segundo pai da raça humana.
  • Noé ensinou aos seus filhos paciência, consistência e obediência a Deus.

Pontos fracos e falhas

  • Noé se envergonhou diante dos filhos por causa da sua embriaguez.
  • Cam agiu de maneira errada, o que resultou em maldição para alguns dos seus descendentes.

Lições para a nossa vida

  • Deus é fiel àqueles que confiam nele e lhe obedecem.
  • Obediência a Deus é um comprometimento por toda a vida.
  • Bons pais ensinam seus filhos através do exemplo.

Versículos principais

“E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.” (Gênesis 6.22)

A história de Noé e seus filhos é contada em Gênesis 5.29—10.32.


Noé é citado em: