Leitura bíblica: Gênesis 3.6-13
Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
Muitos passaram a sua vida num estado de esconderijo, envergonhados de quem são no seu interior. Quem sabe tentemos nos esconder por levarmos vida ambígua, pelo uso de drogas ou outras adicções para nos sentir como os outros ou nos colocar de maneira arrogante acima dos demais. O passo quatro envolve destapar as coisas que escondíamos, inclusive de nós próprios.
Depois que Adão e Eva desobedeceram a Deus, “se esconderam dele, no meio das árvores. Mas o Senhor chamou o homem e perguntou: ‘Onde é que você está?’ O homem respondeu: ‘Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi.’” (Gênesis 3.8-10) Desde então, seres humanos têm se acobertado e escondido!
Jesus confrontou vigorosamente os líderes religiosos por causa da hipocrisia deles. A palavra hipócrita descreve uma pessoa que pretende ter virtudes ou qualidades que na realidade não tem. Certa vez, Jesus disse a esses líderes: “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância… Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!” (Mateus 23.25-26)
Quando a pessoa verdadeira do nosso interior sai do esconderijo, teremos de encarar alguma outra sujeira! Fazer esse inventário é uma boa maneira de lavar o interior; uma parte dessa lavagem pode envolver um banho de lágrimas na nossa vida. Somente destapando as partes escondidas é que seremos capazes de mudar o exterior da pessoa, inclusive nossos comportamentos adictivos/compulsivos.
Vá para o Passo em Neemias 8.