As vantagens do sofrimento, da paciência e da moderação
1 Melhor é o bom nome do que o unguento precioso, e o dia da morte, do que o dia do nascimento. 2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do festim. Pois naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o tomam em consideração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque a tristeza do rosto torna melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.
5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que a canção dos tolos. 6 Pois, como o estalar de espinhos debaixo da panela, assim é o riso do tolo; também isso é vaidade. 7 Na verdade, a opressão faz endoidecer ao sábio, e a dádiva corrompe ao coração.
8 Melhor é o fim duma coisa do que o princípio; melhor é a paciência do que a arrogância. 9 Não te apresses em teu espírito a te irares, porque a ira repousa no seio dos tolos. 10 Não digas: Qual é a razão por que os dias passados foram melhores do que estes? Pois não é da sabedoria que procede esta pergunta.
11 A sabedoria vale tanto como a herança e mesmo mais para os que veem o sol. 12 Porque a sabedoria serve de defesa, do mesmo modo que o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria preserva a vida de quem a possui. 13 Considera as obras de Deus; pois quem poderá endireitar o que ele fez torto? 14 No dia da prosperidade, sê alegre, e, no dia da adversidade, refletido; Deus fez um como outro, a fim de que o homem não descubra coisa alguma que há de vir depois de si.
15 Tudo isso tenho visto nos dias da minha vaidade: há justo que perece na sua justiça, e há perverso que prolonga os seus dias na sua perversidade. 16 Não sejas demasiadamente justo, nem excessivamente sábio; para que te destruirias a ti mesmo? 17 Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas tolo; para que morrerias antes do teu tempo? 18 É bom que te apegues a isso e que daquilo não retires a tua mão; pois quem teme a Deus escapará de um e de outro.
19 A sabedoria faz o sábio mais forte do que dez governadores que se acham numa cidade. 20 Pois não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque. 21 Não apliques o teu coração a todas as palavras que se dizem, para que não ouças o teu servo amaldiçoar-te. 22 Pois também o teu coração sabe que tu mesmo tens muitas vezes amaldiçoado a outros.
23 Tudo isso provei-o pela sabedoria. Eu disse: Far-me-ei sábio, porém a sabedoria ficou longe de mim. 24 O que está longe e mui profundo, quem o poderá achar? 25 Eu apliquei o meu coração para conhecer, inquirir e buscar a sabedoria e a razão de tudo e para conhecer que a perversidade é insensatez e que a estultícia é loucura. 26 Eu achei uma coisa mais amarga que a morte: a mulher cujo coração são laços e redes e cujas mãos são grilhões. Quem agradar a Deus escapará dela; o pecador, porém, virá a ser seu prisioneiro. 27 Eis o que achei, diz o Pregador, conferindo uma coisa com outra, para lhes achar a razão. 28 Eis o que ainda a minha alma busca, porém não a achei: entre mil homens, achei eu um, mas, entre todas essas mulheres, nem uma só achei. 29 Eis o que tão somente achei: Deus fez o homem reto, mas eles se meteram em muitos extravios.
Pensamentos a respeito da vida
1 O nome limpo vale mais do que o perfume mais caro; e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento.
2 É melhor ir a uma casa onde há luto do que ir a uma casa onde há festa, pois onde há luto lembramos que um dia também vamos morrer. E os vivos nunca devem esquecer isso.
3 A tristeza é melhor do que o riso; pois a tristeza faz o rosto ficar abatido, mas torna o coração compreensivo.
4 Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte.
5 É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo.
6 A risada dos tolos é como os estalos de espinhos no fogo — não quer dizer nada.
7 Quando o sábio usa a violência, ele se torna tolo. Quem aceita suborno estraga o seu caráter.
8 O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo. A pessoa paciente é melhor do que a orgulhosa.
9 Controle sempre o seu gênio; é tolice alimentar o ódio.
10 Nunca pergunte: “Por que será que antigamente tudo era melhor?” Essa pergunta não é inteligente.
11 Todos neste mundo devem ser sábios. Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança. 12 A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente.
13 Pense no que Deus faz. Quem pode endireitar o que ele fez torto? 14 Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã.
15 A minha vida tem sido uma ilusão, mas nela eu tenho visto de tudo. Há pessoas boas que morrem, e há pessoas más que continuam a viver a sua vida errada. 16 Por isso, não seja bom demais, nem sábio demais; por que você iria se destruir? 17 Mas também não seja mau demais, nem tolo demais; por que você iria morrer antes do tempo? 18 Evite tanto uma coisa como a outra. Se você temer a Deus, terá sucesso em tudo.
19 A sabedoria pode fazer mais por uma pessoa do que dez prefeitos juntos podem fazer por uma cidade.
20 Não existe no mundo ninguém que faça sempre o que é direito e que nunca erre.
21 Não fique escutando tudo o que os outros dizem, pois poderá ouvir o seu empregado falar mal de você. 22 E você sabe muito bem que muitas vezes você mesmo tem falado mal dos outros.
23 Eu usei a minha sabedoria para examinar tudo isso. Estava resolvido a ser sábio, mas não conseguia alcançar a sabedoria. 24 Como é que alguém pode descobrir o sentido das coisas que acontecem? Isso é profundo demais para nós e muito difícil de entender. 25 Mas eu resolvi estudar e conhecer as coisas. Estava decidido a encontrar a sabedoria e a achar as respostas para as minhas perguntas; queria saber por que a maldade e a falta de juízo são loucura.
26 Eu encontrei uma coisa que é mais amarga do que a morte — um certo tipo de mulher. O amor que ela oferece é uma armadilha ou uma rede para pegar você; os seus braços são correntes para prendê-lo. O homem que agrada a Deus consegue fugir dela, mas o pecador, não. 27 Eu descobri isso pouco a pouco, quando procurava respostas para as minhas perguntas. 28 Procurei outras respostas, mas não encontrei nenhuma. Entre mil homens encontrei um que eu poderia respeitar, mas entre as mulheres não achei nem uma. 29 Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.