A liberdade cristã
1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão.
2 Eu, Paulo, lhes digo que, se vocês se deixarem circuncidar, Cristo não terá valor nenhum para vocês. 3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que o mesmo está obrigado a guardar toda a lei. 4 Vocês que procuram justificar-se pela lei estão separados de Cristo; vocês caíram da graça de Deus. 5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
7 Vocês vinham correndo bem! Quem foi que os impediu de continuar a obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que os chamou. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa. 10 Tenho confiança no Senhor de que vocês não mudarão a sua forma de pensar. Mas aquele que está perturbando vocês, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
11 Mas, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Nesse caso, estaria desfeito o escândalo da cruz. 12 Quem dera até se mutilassem aqueles que estão perturbando vocês.
A liberdade é limitada pelo amor
13 Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sejam servos uns dos outros, pelo amor. 14 Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: “Ame o seu próximo como a você mesmo.” 15 Mas, se vocês ficam mordendo e devorando uns aos outros, tenham cuidado para que não sejam mutuamente destruídos.
As obras da carne e o fruto do Espírito
16 Digo, porém, o seguinte: vivam no Espírito e vocês jamais satisfarão os desejos da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. 18 Mas, se são guiados pelo Espírito, vocês não estão debaixo da lei.
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, 21 invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. 26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
Na observância da Lei não há lugar para Cristo
1 Para a liberdade Cristo nos livrou. Portanto, ficai firmes e não vos sujeiteis, de novo, a um jugo de escravidão. 2 Eis que eu, Paulo, vos declaro que, se vos circuncidardes, Cristo de nada vos aproveitará. 3 De novo, testifico a todo homem que se circuncida que está obrigado a guardar a Lei toda. 4 Estais já separados de Cristo, vós que vos justificais pela Lei; decaístes da graça. 5 Nós, por meio do Espírito, pela fé, aguardamos a esperança da justiça. 6 Pois, em Cristo Jesus, nem a circuncisão vale coisa alguma, nem a incircuncisão; mas a fé que opera por amor. 7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? 8 Essa persuasão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda a massa inteira. 10 Eu confio de vós, no Senhor, que não tereis outro modo de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, levará sobre si a condenação. 11 Mas, quanto a mim, irmãos, se ainda estou pregando a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Logo, está desfeita a ofensa da cruz. 12 Oxalá que fossem além da circuncisão os que vos inquietam.
A liberdade é limitada pelo amor
13 Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas, num espírito de amor, sede servos uns dos outros. 14 Pois toda a Lei se resume em um só preceito, a saber:
Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
15 Mas, se vós vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais uns aos outros.
As obras da carne e o fruto do Espírito
16 Porém digo: andai pelo Espírito e não satisfareis a cobiça da carne. 17 Pois a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque estes são opostos um ao outro; de sorte que não façais as coisas que quereis. 18 Se, porém, sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da Lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a fornicação, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias e outras coisas semelhantes, contra as quais vos previno, como já vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é a caridade, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, 23 a mansidão, a temperança. Contra tais coisas não há lei. 24 Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e cobiças.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.